top of page

Brasil é 13º colocado em índice de atratividade para investimentos em energia renovável



O Brasil ficou com a 13ª colocação no índice de mercados mais atrativos do mundo para investimentos renováveis, o Renewable Energy Country Attractiveness Index (RECAI), elaborado pela firma de auditoria Ernst & Young (EY). Publicado a cada seis meses, o ranking divulgado nesta terça-feira (24/05) coloca o País quatro posições abaixo da edição de outubro.


Os Estados Unidos seguem na liderança, seguido pela China. A Grã-Bretanha e a Alemanha ganharam duas posições, ficando na 3ª e 4ª colocações, respectivamente. A França caiu um posto e ficou em 5°.

O estudo destacou o aumento da demanda por energia renovável no mundo, em razão volatilidade no mercado de gás natural e instabilidade geopolítica, que motivam países a reduzir a dependência na geração térmica. Com os custos do gás em alta, as renováveis se tornam cada vez mais atrativas no curto prazo.

Entre as iniciativas nacionais, o RECAI aponta para metas de descarbonização total do sistema elétrico na Alemanha até 2035, planos de desenvolvimento de uma rede de hidrogênio verde nos EUA e subsídios recordes para projetos de armazenamento de energia com baterias na Grã-Bretanha.

Potencial da América Latina A EY afirma que a América Latina pode ser vista como o gigante adormecido do setor renovável, abençoado com recursos abundantes para a geração solar, hídrica e eólica. Países como Chile, Argentina, México e, especialmente, o Brasil, apresentam um enorme potencial, mas enfrentam uma série de desafios para desenvolver seus mercados.

No caso do Brasil, o excesso de dependência em relação as hidroelétricas torna o País vulnerável aos impactos de secas, a exemplo do que ocorreu em 2021. O estudo ainda aponta que regras de conteúdo local impedem o acesso de desenvolvedores de projetos solares a linhas de financiamento de longo prazo.

Outro fator negativo é a desvalorização do real, que atrapalha a importações de módulos fotovoltaicos. Porém, medidas que viabilizam o financiamento em dólar devem impulsionar os investimentos.

Confira a lista de países com maior atratividade para investimentos em energia renovável:

1° EUA 2º China 3º Grã-Bretanha 4º Alemanha 5º França 6º Austrália 7º Índia 8º Japão 9º Espanha 10º Holanda 11° Dinamarca 12° Irlanda 13° Brasil 14° Chile 15º Itália


Fonte: Ernst & Young

0 visualização0 comentário
bottom of page