Buscar

Do que são feitos e como atuam os painéis de energia solar?



Os módulos fotovoltaicos, nome técnico das placas solares, são feitos a partir da união de várias pequenas unidades de células fotovoltaicas. Quando esses elementos são interligados em série, eles conseguem converter luz solar em eletricidade.


Como um "sanduíche", cada célula fotovoltaica é composta por duas “fatias” de um material semicondutor. Grande parte dos painéis solares usam o silício modificado com cargas elétricas positivas e negativas, material bem comum em microeletrônica.


Quando os fótons da luz solar colidem com os átomos de silício, o material semicondutor gera um deslocamento de elétrons criando uma corrente elétrica. Esse acontecimento tem o nome de efeito fotovoltaico.


Após serem captados pelas estruturas de metal que contornam os módulos, os elétrons podem ser transformados em energia utilizável. Então, o equipamento inversor solar converte a tensão contínua em corrente alternada equalizada na frequência de 60 Hz, podendo ser conectada à rede elétrica do imóvel através do quadro de luz e alimentar as lâmpadas e os aparelhos elétricos conectados às tomadas.


Fonte: Canal Tech

6 visualizações0 comentário