Buscar

Mais de 1 milhão de brasileiros já possuem geração de energia solar




A geração própria de energia solar ultrapassou a marca de 1 milhão de consumidores brasileiros.


Nos últimos anos, o mercado livre de energia e a instalação de usinas de pequeno porte geraram o crescimento do número de adeptos à energia solar em todo Brasil. Segundo dados da Absolar, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica, o número que ultrapassa 1 milhão é composto em 76,6% de residências, 13,4% são comércios e serviços, 7,6% correspondem a produtores rurais, 2,1% de indústrias, o poder público 0,3%, outros tipos de serviços públicos com mais 0,3% e 0,01% da iluminação pública.


Novidades na legislação


A Lei 14.300/22 foi publicada no Diário Oficial da União. A lei sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, com vetos, institui o marco legal da micro e minigeração de energia. As modalidades permitem que consumidores possam produzir a própria energia por meio de fontes renováveis.


Ainda segundo a lei, unidades consumidoras já existentes, assim como as que protocolarem acesso na distribuidora no ano de 2022, terão direito a continuação, por mais 25 anos, dos benefícios oferecidos pela Aneel, a Agência Nacional de Energia Elétrica, através do SCEE, o Sistema de Compensação de Energia Elétrica.


Energia solar, um investimento que vale a pena


A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e que possui menor impacto ambiental. Com a crise hídrica se agravando no mundo e o aumento da consciência ecológica, consumidores passam a investir na fonte renovável de energia que garante também maior economia financeira.


Fonte: FDR

6 visualizações0 comentário