top of page

Marca histórica: Brasil ultrapassa 22 GW de energia solar em 2022




A energia solar fotovoltaica atingiu a geração de 22,3 gigawatts de potência no Brasil no ano de 2022, uma marca histórica para o setor, que poderá ultrapassar a geração eólica no próximo ano. Os dados foram divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) e mostram um crescimento recorde na soma da capacidade de usinas e sistema de geração própria de energia, com crescimento de 59,4% no ano. Segundo os dados da ABSOLAR, foram mais de 113,3 bilhões em novos investimentos, que também geraram mais de 670 mil novos empregos.


Dados da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostram que o aumento na capacidade operacional de energia solar soma 14,98 gigawatts de geração distribuída - instalação em telhados de imóveis - e 7,01 gigawatts de geração centralizada - grandes usinas. Os dados ainda mostram que o crescimento na geração se dá principalmente pelo início das operações de novas usinas de grande porte no país e o aumento na busca por instalações fotovoltaicas devido à Lei 14.300/2022.


A projeção da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) ainda prevê um crescimento de 42% na capacidade da energia solar fotovoltaica para 2023. A estimativa de crescimento mostra que o setor deve atingir a marca dos 34 gigawatts até o próximo ano, tendo a maior parte de sua capacidade proveniente de sistema de geração distribuída, ou seja, sistemas instalados em telhados de residências e pequenos negócios, que injetam créditos na rede da concessionária.


Fonte: G1

24 visualizações0 comentário

コメント


bottom of page