top of page
Buscar

Rio Grande do Norte é o quarto maior produtor de energia solar do país




O Rio Grande do Norte é o quarto estado que mais produz energia solar atualmente em todo o Brasil. Na frente, estão três estados que são maiores territorialmente: Minas Gerais, Bahia e Piauí.


Por esse motivo, na última década, o setor vem se destacando como gerador de negócios e oportunidades no RN, com a chamada "Geração Centralizada de Energia", que se refere aos grandes parques de energia solar, instalados em propriedades rurais e áreas com vegetação degradada, como a caatinga, por exemplo. São plantas em grande escala, que produzem acima de 100 megawatts de energia.

Essas usinas vendem a energia produzida no livre mercado ou por meio de leilões governamentais. As grandes usinas produzem tanta energia que servem à distribuidora de energia local, a Neoenergia Cosern. E o excedente alimenta o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).


Segundo a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, atualmente são 17 usinas de energia solar em operação no Rio Grande do Norte, com capacidade de 366 megawatts de potência já instalada.


Com mais 10 parques de energia solar em construção e 127 contratados, a previsão total é de 154 usinas solares nos próximos anos, chegando a 6,2 gigawatts de potência. Para se ter ideia do que esse potencial representa, com apenas 1 gigawatts é possível fornecer energia para todo o Nordeste.


Com sol durante a maior parte do ano, a região Nordeste, e o RN, em particular, é considerado um dos estados brasileiros com maior potencial para produzir energia limpa.


Fonte: G1

16 visualizações0 comentário
bottom of page