top of page

Usina Solar no Brasil

A usina solar, também conhecida como parque solar, é um sistema solar fotovoltaico de grande porte desenvolvido para a produção e distribuição de energia elétrica.



Como funciona uma Usina Solar

A usina solar funciona assim: os painéis solares produzem energia elétrica, que passa por um inversor solar para converter esta energia em corrente alternada. A eletricidade produzida pela usina de energia solar é transmitida pelas redes de transmissão de energia e distribuída para o uso em sua casa ou empreendimento.


Os painéis solares produzem energia elétrica em corrente contínua, portanto, eles precisam de um inversor solar para converter esta energia em corrente alternada (A corrente alternada é a energia que você consome na sua casa ou empreendimento).

Os inversores entregam a energia produzida pelos painéis fotovoltaicos em até 380Volts. Para a transmissão de energia nas linhas de alta tensão é preciso de uma tensão bem mais alta que isso, portanto utilizam-se transformadores para elevar a tensão para 13.800Volts, 69.000Volts, 138.000Volts e até acima de 230.000Volts.


A eletricidade produzida pela usina de energia solar é então transmitida pelas redes de transmissão de energia e distribuída pelas distribuidoras de energia para o uso em sua casa ou empreendimento.

A maior Usina de Energia Solar no Brasil


A maior usina fotovoltaica do Brasil e da América do Sul foi inaugurada no início de 2020 e está localizada na cidade de São Gonçalo do Gurguéia, no Piauí. Possui uma capacidade de geração de 608 MW, e a tecnologia de placas solares bifaciais que captam luz solar de ambos os lados.


Dessa forma, a Usina de São Gonçalo evita, principalmente, a emissão de 860 mil toneladas de CO2 na atmosfera a cada ano, além de produzir um grande volume de energia renovável para o Brasil.

Usina Solar: Vantagens


Como vantagem da usina solar, está o fato de poder ser utilizada para a geração de eletricidade em residências, comércios, indústrias e propriedades rurais, além de ser uma fonte de energia renovável.


A principal vantagem da utilização de usinas solares é o fato de que elas produzem energia totalmente renovável e limpa, mas existem muitos outros benefícios, desde ajudar o planeta a se tornar mais sustentável até auxiliar na diminuição de custos com a conta de luz.


Atualmente a energia solar é a melhor solução para evitarmos um colapso total na matriz energética Brasileira. A única forma de adicionarmos rapidamente usinas de produção de energia no país em tempo hábil, para evitar uma crise pior que a de 2001, é instalando usinas de energia solar e sistemas fotovoltaicos.


As usinas de energia solar são fáceis e rápidas para serem construídas. Os painéis vêm todos prontos e basta conectar uns aos outros. As estruturas de fixação são pré-fabricadas e os inversores específicos para as usinas de energia solar já vêm pronto dentro de containers, basta colocar eles no lugar correto e fazer a configuração. Ou seja, muito mais fácil e econômico do que construir uma usina hidrelétrica ou um parque eólico.

0 visualização0 comentário
bottom of page