Aquecedores Solares ou Aquecedores Solar?

03/12/2015

 

A palavra solar é escrita ou não no plural? Esta é uma dúvida muito comum e muitos ainda se enganam sobre como utilizar corretamente o plural de aquecedor solar. A origem desta dúvida se deve ao fato de que algumas pessoas se confundem ao alegar que existe apenas um sol e, portanto, a palavra solar não teria plural. Outros ainda alegam que aquecedor solar seria uma palavra composta, escrita com hífen e, portanto também não teria plural.

 

O fato de haver um único sol não impede, em hipótese alguma, a utilização da palavra sol ou da palavra solar no plural. Por exemplo, quando falamos sobre o sol da manhã e o sol da tarde, estamos falando de dois o quê? Sim, são dois sóis diferentes. Se o argumento de o sol ser único fosse válido teríamos que escrever “bandeiras brasileira” ao invés de bandeiras brasileiras pois há apenas um Brasil.

 

Com relação ao argumento de aquecedor solar ser uma palavra composta, também está incorreto. Aquecedor solar é uma locução composta por um substantivo e um adjetivo.

 

A realidade é que a palavra solar, neste caso, é um adjetivo masculino do substantivo aquecedor, dessa forma o correto é escrever aquecedores solares porque o adjetivo, obrigatoriamente, acompanha a flexão de número do substantivo.

 

Isso acontece em muitos outros casos, tais como: raios solares, filtros solares, placas solares, protetores solares, etc.

 

Fontes:

* Sergio Rodrigues - Escritor, jornalista, colunista da Veja e autor de vários livros sobre o português brasileiro contemporâneo.

* Sergio Nogueira - Mestrado em língua portuguesa e consultor de português do jornalismo da Globo.

 

Please reload

Destaques:

Energia solar é incluída em plano contra crise climática na Alemanha

15/10/2019

1/10
Please reload

Recentes: