A energia solar no meio rural cresce em Minas Gerais

04/01/2019

As vantagens e benefícios derivados da energia solar fotovoltaica estão chamando a atenção de muitos produtores do meio rural em Minas Gerais. Os altos índices de irradiação solar no Estado tornam os investimentos bem atrativos, além disso, o retorno financeiro, conhecido como payback, vem em cerca de três anos. Os produtores rurais estão aproveitando que possuem espaço disponível nos galpões e realizando a instalação de painéis solares.

 

 

 

 

Quando o produtor rural resolve tornar o consumo de energia mais racional e eficiente, outros benefícios, além da economia que pode chegar até 85% de redução nos gastos com energia elétrica, acontecem em um curto prazo. Por exemplo, a sustentabilidade e a importância ambiental agrega valor a qualquer negócio.

 

A fonte solar cresceu nove vezes em 2017 e, em 2018, a energia solar teve seu uso dobrado no campo. O meio rural alcançou 15,8 megawatts de utilização operacional de energia solar fotovoltaica, isso demonstra que o crescimento é acelerado e constante. Para o presidente da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), essa novidade é interessante, pois mostra o quanto a energia solar está se expandido pelo Brasil e pelo mundo, em diversos segmentos diferentes.

 

Para os agricultores, a energia solar pode ser usada em diversas atividades no campo. Como exemplo, eles usam a energia solar fotovoltaica para sistemas de bombeamento e irrigação. Sem a energia solar, os produtores rurais precisavam levar irrigação para áreas produtivas distantes da rede elétrica e, para isso, precisavam levar um gerador movido a combustível, poluente e barulhento, para o meio da plantação. Isso era prejudicial para o meio ambiente, além de gerar custos para o agricultor. Com a energia solar e o sistema feito com placas solares, esses problemas foram extintos.

 

A energia solar também é um bom negócio para os produtores de agricultura familiar. O Programa Nacional de Fortalecimento de Agricultura Familiar (Pronaf) oferece financiamentos com juros baixos que variam entre 2,5% a 5,5% ao ano. A energia solar é uma energia limpa, abundante e sustentável que veio para diversificar a matriz energética brasileira. Esta fonte de energia é uma tecnologia inovadora e importante. A energia solar está se tornando a energia do presente e do futuro, sendo explorada e descoberta cada vez mais e, assim, surgindo diversas possibilidades de uso, seja em meio rural ou urbano.

Please reload

Destaques:

Energia solar é incluída em plano contra crise climática na Alemanha

15/10/2019

1/10
Please reload

Recentes:
Please reload

Arquivo: