Sistema de energia solar na casa contribui com meio ambiente e retorna investimento

17/07/2019

O sistema de energia gerada pela luz solar vem conquistando novos clientes cada vez mais na região justamente porque promete uma conta de energia mais barata.

 

 

 

A energia solar é obtida por meio da conversão da luz do sol em eletricidade pelo efeito fotovoltaico.

 

O processo se resume basicamente quando as partículas de luzes solares se encontram no painel solar, onde colidem com os átomos do material do painel, provocando uma corrente elétrica que carrega as baterias.

 

As previsões apontam que, em 2024, o Brasil terá aproximadamente 887 mil sistemas de energia solar instalados por todo território.

 

De acordo com a Companhia Paulista de Força e Luz (CPFL), a energia solar ganhou conhecimento no país em 2012, quando entrou em vigor uma resolução normativa da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).

 

Ela permite ao consumidor brasileiro o direito de gerar a própria energia a partir de fontes renováveis.

Não há necessidade de fazer qualquer reforma no imóvel, basta instalar os painéis. Por exemplo, em uma casa com quatro pessoas, em que uma conta de energia pode ser de, em média , R$ 250, cairia para R$ 50 o mês.

 

O gasto da energia se dá por ‘créditos’. Por exemplo, em um dia ensolarado, as placas fotovoltaicas vão gerar muita energia, porém o morador pode não consumir tudo em um dia só. Então, você acumula ‘créditos’ para utilizar a energia outro dia. No inverno ou em dias de pouco sol, as placas podem não absorver a energia necessária. Então, os créditos acumulados são usados, ou seja, muitas vezes o dia ensolarado acumula créditos para o dia em que não tem sol.

 

Fonte: G1

Please reload

Destaques:

Energia solar é incluída em plano contra crise climática na Alemanha

15/10/2019

1/10
Please reload

Recentes:
Please reload

Arquivo: